Autoridades cabo-verdianas reforçam compromisso com o projeto CT Luso

Autoridades cabo-verdianas reforçam compromisso com o projeto CT Luso

por Administrador Utilizador -
Número de respostas: 0

 

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) e coordenador do CT Luso, Helder Mota Filipe, e o secretário-geral da OF, Ricardo Santos, estiveram em Cabo Verde nos dias 26 e 27 de maio para uma ronda de reuniões com as autoridades de saúde locais. Um dos temas em destaque foi a importância do projeto CT Luso para o desenvolvimento da investigação e ensaios clínicos no país. 

Em audiência, o ministro da Saúde de Cabo Verde, Jorge Figueiredo, manifestou interesse em assegurar que, do ponto de vista regulamentar, estejam reunidas todas as condições para o desenvolvimento seguro e ético da investigação clínica, reconhecendo o papel estruturante do projeto CT Luso neste processo.

Também em reunião com o presidente da Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS), Eduardo Tavares, foi reiterado o envolvimento ativo da entidade no projeto e o seu compromisso com o fortalecimento da regulação da investigação clínica em Cabo Verde, em linha com os padrões internacionais de qualidade e ética.

Em ambas as reuniões, foi sublinhada a importância da aprovação da legislação sobre a investigação biomédica, como elemento fundamental para a consolidação de um quadro legal robusto. O projeto CT Luso tem desempenhado um papel decisivo neste percurso, apoiando tecnicamente a criação de condições institucionais que garantam a proteção dos participantes e a integridade científica dos estudos.

Cabo Verde

Anexo Imagem WhatsApp 2025-05-29 às 19.34.55_879472bb.jpg