Equipa científica

Portugal

Autoridade Nacional do Medicamentos e Produtos de Saúde I.P. (INFARMED)

Rui Santos Ivo

Presidente do Conselho Diretivo do INFARMED, I.P. Farmacêutico, Especialista em Farmácia Hospitalar (1992) e Assuntos Regulamentares (1997, a título emérito). Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (1987) e com formação pós-graduada Direito da Saúde, Medicina Farmacêutica, Regulação e Gestão de Unidades de Saúde. Iniciou a sua atividade como farmacêutico hospitalar no Hospital Egas Moniz de Lisboa. Em 1993 ingressou no INFARMED, I.P. onde exerceu os cargos de vogal (1994-2000), vice-presidente (2016-2019) e presidente (2002-2005; 2019-Presente). Exerceu diversas funções de âmbito internacional, nomeadamente na Comissão Europeia, na Agência Europeia dos Medicamentos e no Grupo de Coordenação das Autoridades do Medicamento da União Europeia. É, desde 2021, Presidente eleito do Grupo de Autoridades responsáveis pela Avaliação de Tecnologias de Saúde da União Europeia. É professor associado convidado na área de Regulação do Medicamento e Tecnologias de Saúde na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Recebeu o Prémio Almofariz “Personalidade do Ano” (2004) e a Medalha dos Serviços Distintos – Grau Ouro, pelo Ministro da Saúde (2015).

BlueClinical

Ana Maia 

Licenciada em Ciências Biomédicas e Mestre em Medicina Farmacêutica (2013). Especializada nas áreas da non-clinical and clinical studies for approval of medicines, Pharmacovigilance activities e Regulatory affairs (national and international legislation) in the scope of medicine's marketing approval. Desempenhou funções como Clinical Research Coordinator no Hospital Garcia de Orta/BlueClinical e Clinical Research Associate na Eurotrials e Chiltern, tendo ainda assumido funções na Sanofi Genzyme como Medical Science Liaison, na área da oncologia. Atualmente, é responsável pela unidade de negócio da BlueClinical Clinical Research Partnership.

Cristina Lopes

Mestre em Ciências Farmacêuticas (2000) e Doutora em Química Analítica (2008). Possui vários anos de experiência em pesquisa clínica, tendo desempenhado diversos papéis, como coordenação de estudos, monitorização e controlo de qualidade. Durante sua carreira esteve envolvida em diversas funções a nível hospitalar, CROs e empresas farmacêuticas, sendo desde 2013 Operation Director na Blueclinical (empresa de investigação clínica).

 

Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra (CDB)

André Dias Pereira

Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC); Vice-Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, desde 2021; Diretor do Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, desde 2014; Presidente da Comissão de Ética da AIBILI - Associação para Investigação Biomédica em Luz e Imagem; Membro da Comissão de Ética do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses; Membro da Comissão de Ética da Universidade de Coimbra. https://www.cienciavitae.pt/portal/en/951E-7E45-3E7F

Carla Barbosa

Licenciada em Direito. Mestre em Direito e Bioética. Pós-graduada em Direito da Medicina. Pós-graduada em Direito da Farmácia e do Medicamento. Especialista em Privacidade e Dados Pessoais pelo Conselho da Europa. PhDc – Maastricht University. Docente e Investigadora do Jean Monnet Center of Excellence "Building the Age of a Lawful and sustainable Data-Use" (BALDUS) – Universidade de Perugia. Investigadora e associada do Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Membro da Comissão de Ética para a Saúde da ARSCentro. Consultora da Direção Geral de Saúde. Membro do Health Parliament Portugal.

Ana Elisabete Ferreira

Licenciada e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutorada em Bioética pela Universidade Católica Portuguesa. Pós-doutorada em Direito e Tecnologia pelo Mediterranea International Centre for Human Rights Research de Reggio Calabria (Itália). Investigadora associada do Centro de Direito Biomédico e investigadora colaboradora do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Advogada e consultora jurídica, trabalhando sobretudo nas áreas do Direito da Saúde e do Direito Social. Professora Auxiliar do Instituto Superior Miguel Torga.

Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC)

Helena Canhão

Presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica desde Agosto de 2024. Diretora da NOVA Medical School (NMS). Professora Catedrática de Medicina, Coordenadora do Comprehensive Health Research Center (CHRC) e do Laboratório Associado REAL. É a atual Presidente do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP), Presidente do Conselho Consultivo da AICIB e ainda Presidente do Conselho Consultivo do Collaborative Laboratory Value for Health. Consultora Sénior de Reumatologia, Chefe da Unidade de Reumatologia da CHULC- Hospital Santo António dos Capuchos, Lisboa.

Pedro Barata

Pedro Barata é Mestre em Medicina, Licenciado em Ciências Farmacêuticas e Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da mesma instituição. Atualmente, é Professor Associado na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa e, a nível clínico, exerce como médico na ULS de Santo António. É ainda Vice-presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC) e membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos do INFARMED.

Raquel Silva

Coordenadora do Gabinete de Apoio da CEIC. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (2002-2008). Possui ainda uma Pós-Graduação em Direito da Saúde pela Universidade CATÓLICA de Lisboa (2017-2018) e uma Pós-Graduação em Bioética pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2019).

 

Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL)

Beatriz Lima

Licenciada em Farmácia (1980), Doutorada em Farmacologia pela Universidade de Lisboa em 1991. Atualmente, Diretora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Professora Catedrática de Farmacologia e Farmacotoxicologia na mesma instituição, Coordinator of the Pharmacological Sciences Research Group and of the Nonclinical Safety and Regulat do iMed.Ulisboa. Beatriz Silva Lima tem mais de 20 anos de experiência como perita em ciência não clínica e regulamentar no INFARMED e na Agência Europeia do Medicamento. Até 2012 foi membro do Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP), do Comité de Terapias Avançadas (CAT) e do Grupo de Trabalho de Aconselhamento Científico (SAWP). Beatriz Silva Lima integra ainda a Plataforma Portuguesa da EUPATI (European Patient Academy for Therapeutic innovation), é membro do Comité Diretivo da Plataforma Nacional Europeia da EUPATI, onde foi membro do Comité Diretivo da Plataforma Nacional Europeia, co-presidindo o Comité Executivo.

Carla Torre

Professora Auxiliar de Farmacoepidemiologia, Farmacovigilância e Gestão de Risco dos Medicamentos e Produtos de Saúde na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), Portugal. Co-coordenadora do Mestrado em Regulação e Avaliação do Medicamento e Produtos de Saúde na FFUL.
Carla Torre licenciou-se em Ciências Farmacêuticas na FFUL, é mestre em Epidemiologia pela FMUP e doutorada em Farmacoepidemiologia pela FFUL. Lidera o subgrupo de Epidemiologia, Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância no Instituto de Investigação do Medicamento (imed) da UL. Carla Torre é membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED), membro cooptado para a Farmacoepidemiologia do Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP) e membro suplente de Portugal do Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia do Medicamento (EMA).

Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA)

Fernando Almeida

Licenciado em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1981, Fernando Almeida tirou em 1987 o Curso de Especialização em Saúde Pública, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa. É presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge desde 2014, tendo antes exercido o cargo de vice-presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, de presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra. Foi também presidente dos conselhos de administração do Hospital de Sobral Cid, do Hospital Psiquiátrico do Lorvão e do Centro de Recuperação de Arnes, entre outros cargos.

Célia Ventura

Célia Ventura é investigadora no Grupo de Toxicologia Genética do Departamento de Genética Humana do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e no Comprehensive Health Research Centre (CHRC) da NOVA Medical School (ORCID: 0000-0002- 0637-2222). Após conclusão do curso em Análises Clínicas e Saúde Pública (1993), iniciou a sua atividade no diagnóstico molecular pré-natal, pós-natal e na deteção de portadoras de coagulopatias hereditárias e doenças ligadas ao X no Departamento de Genética Humana, entre 1993 e 2015. Doutorou-se em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa em 2019 e, desde então, tem participado em vários projetos de investigação nacionais e europeus sobre nanotoxicologia (INGESTnano, ToxApp4NanoCELFI) e avaliação de risco da exposição a químicos para a proteção da saúde humana (HBM4EU, Expoadvance, PARC). Atualmente, a sua área de investigação é o estudo do efeito de agentes ambientais no genoma e epigenoma humanos, ao nível da expressão génica, metilação do DNA e expressão de miRNAs, e análise das suas consequências funcionais. É mestre em Bioética pela Universidade Católica Portuguesa (2008), membro da Comissão de Ética da ENSP desde 2020 e membro da comissão de ética do PARC. Foi ainda ethics adviser num projeto H2020 da Comissão Europeia. Foi membro da Comissão de Bioética da Sociedade Portuguesa de Genética Humana (SPGH) por 11 anos (2012 a 2023). É Presidente Eleita da SPGH, membro da sua Direção de 2025 a 2027 e foi Secretária da Direção em 2020. É autora de um livro e dois capítulos de livro. É autora ou coautora de 20 artigos científicos com revisão pelos pares e de mais de 30 comunicações orais em reuniões científicas, nacionais e internacionais.

 

NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa (NMS)

Helena Canhão

Diretora da NOVA Medical School (NMS). Professora Catedrática de Medicina, Coordenadora do Comprehensive Health Research Center (CHRC) e do Laboratório Associado REAL. É a atual Presidente do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP), Presidente do Conselho Consultivo da AICIB e ainda Presidente do Conselho Consultivo do Collaborative Laboratory Value for Health. Consultora Sénior de Reumatologia, Chefe da Unidade de Reumatologia da CHULC- Hospital Santo António dos Capuchos, Lisboa. Presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica desde Agosto de 2024.

Maria Alexandra Ribeiro

Foi Presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica até julho de 2024. Licenciada em Biologia e doutorada em Biologia: Fisiologia e Bioquímica pela FCUL; pós-graduada em Bioética pelo IB-UCP. Professora Convidada da NOVA Medical School da UNL; Vice-Presidente da Rede Europeia de Comissões de Ética (EUREC) e representante de Portugal da ética a nível europeu em matéria de ensaios clínicos. Colabora em diversos projetos na área da ética, investigação clínica e integridade científica. Fez numerosas comunicações em conferências a nível nacional e europeu e diversas publicações nas áreas de especialidade. Perito avaliador da Comissão Europeia e Ethics Advisor.

Emília Monteiro

Professora Catedrática da NOVA Medical School (NMS). Membro do Conselho Científico e da Comissão Executiva do CEDOC, Coordenadora da área CFAT e da PTCRIN, coordenador científico da NOVACRU e membro do CoLAB TRIALs.

Lúcia Domingues

Professora e investigadora na NOVA Medical School, doutorada em Biomedicina. A sua experiência abrange toda a atividade de investigação, desde o desenho do estudo e desenvolvimento do protocolo até à implementação e monitorização, contribuindo ativamente para uma ampla gama de estudos de investigação clínica e translacional. Lúcia é coordenadora do Curso de Mestrado em Gestão de Investigação Clínica (MEGIC). Este curso visa formar profissionais especializados na área da investigação clínica e gestão de estudos clínicos, abordando de uma forma profunda os principais conceitos e metodologias utilizadas na investigação clínica, incluindo a conceção, implementação, monitorização e análise de estudos clínicos.

Ana Rodrigues

Professora auxiliar de Epidemiologia e de Envelhecimento da Nova Medical School  e investigadora principal da Unidade EpiDoC do, CHRC, da Nova Medical School. É responsável pela Unidade de Reumatologia do Hospital dos Lusíadas. Atualmente é Coordenadora Nacional do ReumaPt da Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Licenciou-se e doutorou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e fez a especialidade de Reumatologia no Centro Hospitalar Lisboa Norte/Hospital de Santa Maria. Fez o curso de Investigação Clinica, o CSRT, Clinical Scholars Research Training I and II da Harvard Medical School. As suas principais áreas de interesse de investigação são o estudo epidemiológico das doenças reumáticas, osteoporose e envelhecimento. Tem trabalhado também no desenvolvimento e implementação de ICT na promoção de saúde dos idosos.{mlang}

Moçambique

   

Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento, IP (ANARME)

Tânia Sitoie

Licenciada em Farmácia e Mestre em Serviços Farmacêuticos e Controle de Medicamentos, Pós-graduada em Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância e Especialista em Regulação Farmacêutica. Desempenhou funções como Head of Pharmaceutical Department no Ministério da Saúde de Moçambique (2007-2011) e como Head of Hospital Pharmacy Department no mesmo Ministério (2011-2015). Atual Presidente da Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento (ANARME) de Moçambique.

 

Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane (FAMED)

Jahit Sacarlal

Epidemiologista, Professor Catedrático de Microbiologia Médica e actual Director da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane e coordenador académico do Mestrado em Epidemiologia de Campo e Laboratorial, com mais de 23 anos de experiência em ensino e pesquisa relacionados ao desenvolvimento de medicamentos e vacinas para doenças com grande impacto em Moçambique e com cerca de 150 publicações em revistas científicas nacionais e internacionais, manuais e outros documentos.  Participou em mais de 100 projetos de investigação e tem um total de 8318 citações, um índice h de 44 e um índice i10 de 77. Como docente, o Dr. Sacarlal está envolvido na supervisão e orientação de cerca de 80 alunos de mestrado e doutorado e alguns deles fazendo a pós-graduação fora de Moçambique. Continua envolvido na elaboração de currículos de níveis de licenciatura, mestrado e doutoramento, incluindo com parceiros externos. Foi 1º Presidente do Comité Institucional de Bioética em Saúde da Faculdade de Medicina e no Hospital Central de Maputo avaliando cerca de 600 protocolos de pesquisa. Desde 2014 é Presidente do Comité de peritos de Imunização de Moçambique (CoPI). O professor Sacarlal mantém uma forte colaboração com dezenas de instituições internacionais e tem financiamento contínuo como investigador da EDCTP, NIH, SIDA, Fundo Global e outros financiadores.

Albertino Damasceno

Albertino Damasceno MD, PhD, FESC, FISH, é Professor Catedrático na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Antigo responsável pelo Departamento de Cardiologia do Hospital Central de Maputo entre 1984 e 2018, lidera agora uma unidade de investigação muito produtiva no Departamento de Medicina do mesmo hospital.
As suas áreas de interesse incluem a hipertensão e a sensibilidade ao sal, a insuficiência cardíaca, o acidente vascular cerebral e a epidemiologia cardiovascular. Foi membro dos comités de direção de vários estudos proeminentes como INTERHEART, INTERSTROKE, RELY, THESUS, IMPI, REMEDY, CREOLE. É autor ou coautor de mais de 250 artigos com mais de 63.989 citações, índice h de 63 e índice i10 de 150.
É membro da Comissão Lancet sobre Hipertensão, da Sociedade Internacional de Hipertensão, da Associação Cardíaca Sul-Africana e da Sociedade Pan-Africana de Cardiologia. Foi um dos curadores da ASO. Foi membro do Grupo Consultivo Estratégico e Técnico da OMS para as Doenças Não Transmissíveis (STAG-NCD). É agora o presidente da Associação Africana de Insuficiência Cardíaca da PASCAR.

Instituto Nacional de Saúde (INS)

Eduardo Samo Gudo Jr. 

Licenciado em Medicina Geral (2003), Doutorado em Imunopatogénese da infecção por Retrovírus Humanos pelo Instituto Oswaldo Cruz no Brasil (2012), Pós-doutorado Júnior em doenças virais emergentes pelo European Foundation Initiative into African Neglected Tropical Diseases na Alemanha (2015) e Pós-doutorado Sénior em doenças virais emergentes na mesma instituição. Tem experiência em pesquisa nas áreas de microbiologia, doenças endémicas, doenças negligenciadas e emergentes, vigilância epidemiológica, inquéritos e imunologia. Membro do “Governance Board” da Sociedade Africana de Medicina Laboratorial e do Painel de Peritos da OMS/AFRO para a eliminação da transmissão mãe-filho do HIV e Sífilis na região africana. Desde 2016 é docente convidado no curso de pós-graduação em Medicina Tropical no Instituto Oswaldo Cruz (Brasil). Entre 2010 e 2014 foi Chefe do Departamento da Rede de Laboratórios e Serviços de Referência e, de 2014 a 2018, Director Científico do INS. De 2018 a 2022 assumiu o cargo de Director-geral Adjunto do INS. É desde março de 2023, Director-geral do INS.

Bindiya Meggi

Chefe da Repartição de Pesquisa Clínica do Instituto Nacional de Saúde . Doutorada (2020) em Pesquisa Médica – Saúde Internacional – pela Universidade de Ludwig-Maximilians de Munique com a tese “Acurácia e viabilidade operacional de uso de uma tecnologia simplificada de diagnóstico para monitoria de carga viral em mães HIV positivas no momento de parto no contexto de redução da transmissão vertical do HIV em Moçambique”. Mestre em Ensaios Clínicos pela Universidade de Londres (2015).

Angola

Agência Reguladora de Medicamentos e Tecnologias de Saúde (ARMED)

Pombal Mayembe

É desde janeiro de 2024, Diretor-geral interino da Agência Reguladora de Medicamentos e Tecnologias de Saúde (ARMED), tendo anteriormente ocupado o cargo de Chefe do Departamento de Apoio ao Gabinete da Diretora-Geral da Armed. Foi ainda Chefe de Departamento de Medicamentos e Produtos Sanitários na Direção Nacional de Medicamentos e Equipamentos do Ministério da Saúde de Angola e também coordenador da Central Nacional de logística de Medicamentos. Tem formação em Farmácia pela Universidade Agostinho Neto e especialização em Saúde Pública.

Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC)

Sandra Afonso

Doutorada em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com especial experiência académica na Melhoria Genética Vegetal. Atual Diretora Geral do Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC).

Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS)

IMG_7531.jpg

Joana Morais

Doutorada em Biologia Parasitária e Doenças Infecciosas pelo Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz no Brasil, Mestre em Imunologia pelo King´s College London, e, Licenciada em Ciências Biomédicas pela University of Brighton; exerce, desde 2016, a função de Diretora Geral do Instituto Nacional de Investigação em Saúde - Ministério da Saúde (Angola). Ocupou anteriormente, entre 2015 e 2016, o cargo de Vice-decana para os Assuntos Científicos da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, onde mantém desde então a colaboração com o Departamento de Bioquímica, Patologia Clínica e Genética como Professora Auxiliar. A sua investigação centra-se fundamentalmente na epidemiologia clínica, molecular e genómica de doenças infeciosas, bem como no estudo da evolução molecular de vírus emergentes e reemergentes com impacto na saúde humana e animal. Adicionalmente, nos últimos anos desencadeou colaborações e participou em projetos no âmbito do reforço da capacidade institucional e de competências para o desenvolvimento de políticas e instrumentos reguladores nas áreas da Investigação em Saúde e da Bioética. Tem mais de 40 artigos científicos publicados em revistas internacionais de alto fator de impacto, várias orientações de Doutoramento e Mestrado, em Programas de Pós-Graduação Nacionais e Internacionais.



Cabo Verde

Comité Nacional de Ética para a Pesquisa em Saúde de Cabo Verde (CNEPS)

José António Reis

Licenciado em Psicologia e Ciências da Educação pela Universidade Clássica de Lisboa e atualmente Presidente do Comité Nacional de Ética para Pesquisa em Saúde de Cabo Verde.

Previamente exerceu outras funções: Clínico no Hospital Agostinho Neto, Secretário Executivo no Secretariado Executivo do Comité de Coordenação do Combate a Sida, Secretário Estado da Juventude e Promoção Social, Ministro Adjunto do primeiro-ministro e Deputado na Assembleia Nacional. 

Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS)

Eduardo Tavares

Licenciado em Ciências Farmacêuticas, pós-graduado em Saúde Baseada em Evidências e Mestre em Economia da Saúde e Farmacoeconomia. Ingressou, em 2004, no Hospital Central Dr. Agostinho Neto, como Diretor dos Serviços Farmacêuticos. Em janeiro de 2007 ingressou na Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), como Chefe da Divisão de Planeamento Operacional e Mercados e, em 2011, foi promovido a Diretor da Direção de Regulação Farmacêutica, onde permaneceu até julho de 2016. Paralelamente, em 2009, iniciou a sua atividade docente na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e mais tarde, em 2010, na Universidade Intercontinental de Cabo Verde. Em julho de 2016, foi nomeado para o cargo de Diretor Geral de Farmácia do Ministério da Saúde e da Segurança Social, tendo se dedicado exclusivamente a essa função até maio de 2019, altura em que tomou posse como Presidente do Conselho de Administração da Entidade Reguladora Independente da Saúde, cargo ocupado até ao presente.
Foi membro do Conselho Consultivo da Agência de regulação e Supervisão dos produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), membro da Comissão de Altos Estudos do Fórum das Agências Reguladoras de Medicamentos da Lusofonia (FARMED), membro da Equipa Técnica de Ação Rápida, da Comissão de Oncologia e da Comissão de Controlo de Infeção Hospitalar do Ministério da Saúde de Cabo Verde.
Participou da elaboração de diversos estudos e propostas legislativas nas áreas de regulação de medicamentos e produtos farmacêuticos.

Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP)

Maria da Luz Mendonça

Maria da Luz Mendonça é atualmente Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, ocupando também o cargo de Presidente do Conselho Diretivo do Colégio de Especialidade de Saúde Pública na Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos. Desempenhou funções como Diretora Nacional da Saúde (2016-2018). É também ponto focal da saúde para as mudanças climáticas e vice-presidente do Climate Change and Public Health Committee da Associação Internacional dos Institutos Nacionais de Saúde Pública – IANPHI. Frequenta o doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, complementando a sua sólida formação académica que inclui um Mestrado em Saúde e Desenvolvimento obtido em 2013 e especialização em saúde pública em 2011, também pela Universidade Nova de Lisboa, especialização em Medicina do Trabalho pela Escola Nacional de Saúde Pública de Lisboa em 2002 e uma Licenciatura em Medicina obtida na Faculdade de Medicina de Lisboa. Em 2013 foi galardoada com o Prémio Professor Doutor Francisco Cambournac, como distinção para a classificação de melhor aluno do mestrado em Saúde Pública, na área de Saúde e Desenvolvimento, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Portugal.



Guiné-Bissau

Autoridade Reguladora Nacional das Farmácias e Medicamentos (ARFAME)

Carlos Costa

Carlos Costa é Presidente da Comissão Instaladora da ARFAME na Guiné-Bissau, com formação em Farmácia e Regulação de Medicamentos, lidera a criação de políticas para garantir a segurança e a qualidade dos medicamentos na Guiné-Bissau.

Bandim Health Project

Cesário Martins

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Havana, Mestrado em Epidemiologia Geral pela Escola Nacional de Saúde Pública, Rio de Janeiro, Brasil. Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de Copenhaga, Dinamarca. Investigador Sénior no Projecto Saúde Bandim, INASA, Membro do Comité Nacional de Ética em Saúde, Membro do Comité da Coordenação Inter-Agências para Vacinas e Membro de Comité Técnico para Vacinas. Director Nacional de Projecto de Saúde de Bandim.

Carlos Cabral

Administrador Nacional do Bandim Health Project na Guiné-Bissau, um projeto de pesquisa em saúde estabelecido em 1978. Possui um Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Colinas de Boé, combinando a sua formação académica com vasta experiência em gestão de programas de saúde.

Comité Nacional de Ética em Pesquisa na Saúde (CNEPS)

Mouhammed Ahmed

Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de Havana; Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos & Mestrado em Ciências da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública “Sérgio Arouca” do Rio de Janeiro, Brasil. 
Ex-Secretário Executivo a.i. do Secretariado Nacional de Luta contra o VIH/SIDA na Guiné-Bissau; ex-Diretor de Informação e Comunicação para a Saúde no INASA; ex-Diretor de Planeamento e Estatísticas do MINSAP; ex-Diretor Geral de Planeamento e Cooperação do MINSAP & ex-Diretor dos Recursos Humanos para a Saúde do Ministério da Saúde Pública (MINSAP).
Atualmente: Secretário Permanente Comissão de Coordenação Multissetorial (CCM) de Luta contra o VIH/SIDA, Tuberculose e Paludismo na Guiné-Bissau; Investigador Sénior Associado no PSB/INASA; Secretário Permanente & Presidente a.i. do Comité Nacional de Ética em Pesquisa na Saúde (CNEPS).

Instituto Nacional de Saúde Pública da Guiné-Bissau (INASA)

Quinta Sanhá Insumbo

A Dra. Quinta Sanhá Insumbo é a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública da Guiné-Bissau (INASA) desde 2023. Tem formação em Medicina, pós-graduada em Gestão Hospitalar e especialista em Medicina Familiar e também em Gestão de Qualidade em Saúde e Acreditação Hospitalar. Foi Diretora-Geral de Estabelecimentos de Cuidados de Saúde do Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau (MINSAP) assim como Coordenadora de inúmeros projetos no próprio MINSAP, como: CID, CRVS, Tecnologia Assistiva e entre outros destaques no MINSAP. Foi Diretora Clínica do Hospital Pediátrico São José em Bor. Além de suas realizações profissionais, a Presidente também se destacou pelo seu compromisso com a comunidade. O seu envolvimento em iniciativas sociais demonstra um profundo senso de responsabilidade social e um desejo genuíno de causar um impacto positivo na vida das pessoas. 



São Tomé e Príncipe

Comissão de Ética na Saúde para a Investigação Científica (CESIC-STP)

Eula Maquengo

Médica infetologista e especialista em vigilância em Saúde (2017). Desde 2024, é Presidente da Comissão de Ética na Saúde para a Investigação Científica de São Tomé e Príncipe. É também Coordenadora da comissão de controle de infeção hospitalar no hospital Central de São Tomé e Príncipe, desde 2018. Segunda vogal da Comissão de formação e especialidades na Ordem dos Médicos de São Tomé e Príncipe, desde 2018, e consultora nacional e internacional para coordenação e gestão para as Emergências de Saúde Pública, desde 2017.

Departamento Farmacêutico do Ministério da Saúde

Jeryson Ramos 

Jeryson Ramos foi técnico de laboratório no Centro de Investigação Agronómica e Tecnológica (CIAT), em São Tomé e Príncipe entre 2018 e 2019, sendo desde 2019, Farmacologista do Departamento de Farmacêutico do Ministério da Saúde de STP e gestor de armazém de medicamentos no combate a Covid-19. Atualmente, é coordenador do curso de licenciatura em Farmácia na Universidade de São Tomé e Príncipe e responsável pelo Departamento Farmacêutico (ARN) do Ministério da Saúde. Também é consultor na área da Saúde Pública, particularmente nas áreas ligadas aos medicamentos e outros produtos de saúde. É licenciado em Ciências da Vida com especialidade em Fisiologia e Farmacologia, possui uma pós-graduação em Segurança Alimentar e Nutricional, formação avançada em Investigação clínica e científica e possui um mestrado em Saúde Pública.

Instituto Superior de Ciências da Saúde Victor Sá Machado – USTP

Eurídice Aguiar 

Licenciada em enfermagem, pós-graduada em gestão integrada dos cuidados de saúde, Mestre em recursos humanos e gestão de conhecimento, Doutora em ciências de educação, pela Universidade de Évora. Presidente do Instituto Superior de Ciências da Saúde Vítor Sá Machado desde 15 de junho de 2019. Prémio BISTP-Universidade de Évora (2023). Atual Reitora da Universidade de São Tomé e Príncipe.

Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe

Vânia Castro 

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade De La Havana (Cuba) (2012). De 2010 a 2012, trabalhou como ajudante dos Laboratórios de Tecnologia Farmacêutica e de Controlo de Qualidade em La Lisa (Cuba) e a partir de 2012 iniciou funções no Hospital Dr. Ayres de Menezes. Ocupou desde 2014, funções no Departamento Farmacêutico do Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe onde é atualmente Responsável pelos Serviços de Inspeção, Licenciamento e Farmacovigilância no Departamento Farmacêutico do Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe. Participou em 2016-2017 no Programa de Empoderamento para Comités Nacionais de Facilitação do Comércio, onde veio a consagrar-se membro do Comité Santomense para a facilitação do comércio em 2018. Neste mesmo ano, liderou a equipa técnica que executou a 1ª edição da Lista Nacional de Medicamentos. Em 2019, integrou a equipa que atualizou a Política Farmacêutica Nacional.

Isaulina Barreto 

Médica de clínica geral, formada na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Trabalhou no Hospital Dr. Ayres de Menezes desde outubro de 2009 no serviço de pediatria, onde exerce o cargo de Diretora Clínica do Hospital Dr. Ayres Menezes. Desde 2023, é Diretora dos Cuidados da saúde Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe.

Semôa do Espirito Santo

Bacharelada em Farmácia Dispensarial, foi responsável do depósito de medicamento da farmácia do Hospital Central Ayres de Menezes, em São Tomé e responsável de farmácia do Hospital Central Ayres de Menezes. Atualmente é responsável do Departamento Farmacêutico.