O secretário-geral da Ordem dos Farmacêuticos, Ricardo Santos, esteve em Moçambique, no início de junho, no âmbito de uma visita institucional, que coincidiu com o evento do African Vaccine Regulatory Forum (AVAREF). uma iniciativa da OMS África que apoia os países africanos na avaliação de ensaios clínicos e na regulação de vacinas e medicamentos, promovendo formação técnica e cooperação internacional.
Foi neste contexto que teve oportunidade de trocar impressões sobre o projeto CT Luso com vários parceiros internacionais presentes, reforçando o interesse comum em promover a capacitação e a cooperação internacional na área da investigação clínica.
O AVAREF presta aconselhamento técnico e apoio em matéria de ensaios clínicos e autorizações para utilização de emergência. O apoio às autoridades reguladoras inclui a facilitação de reuniões de pré-submissão e a avaliação conjunta por vários países no âmbito da autorização de ensaios clínicos, com o objetivo de promover o registo de novas vacinas e medicamentos em tempo útil.